Informações gerais

As fichas para submissão de trabalhos estão disponíveis nas páginas de cada modalidade. Assim que você finalizar a sua submissão, clicando em enviar, a organização do evento encaminhará um e-mail de confirmação.

Os autores dos trabalhos escolhidos receberão o aceite em até 10 (dez) dias da sua submissão, via e-mail. Professores, pesquisadores e estudantes interessados na temática do evento poderão submeter seus trabalhos com assuntos correlatos a um dos “eixos temáticos” dispostos na página Eixos temáticos.

OBS: Só serão aceitos no máximo 2 (dois) resumos por pessoa, independentemente da modalidade escolhida.

Prazos para submissão de trabalhos

Normas

Professores, pesquisadores e estudantes interessados na temática do evento poderão submeter seus trabalhos com assuntos correlatos a um dos “Eixos Temáticos” dispostos no item 5 do Edital, para apresentá-los em sessões de:

Comunicação oral: Apresentação individual ou em dupla de trabalhos que discutam fenômenos ou problemas relacionados às temáticas que dão titulo ao presente evento. Estudantes de graduação somente poderão apresentar comunicação oral se tiverem a supervisão de um(a) orientador(a), cuja titulação mínima deverá ser de pós-graduado mestre(a).

  • Tempo de apresentação: entre 10 a 15 minutos.

Grupo de Trabalho: Consistem em conjuntos de pesquisadores que se propõem a trabalhar certo eixo temático em caráter contínuo;

  • O GT deverá ser proposto e coordenado, exclusivamente, por um(a) professor(a) portador(a) do título de Doutor(a).
  • Tempo de apresentação: entre 10 a 15 minutos por membro.

Mesa Redonda: Discussão entre especialistas que apresentam seus pontos de vista sobre um tema em comum.

  • A Mesa Redonda deverá ser proposta e presidida, exclusivamente, por um(a) professor(a) portador(a) do título de Doutor(a). Os demais membros deverão possuir titulação mínima de Mestrando(a).
  • A mesa redonda deverá ser composta por 3 (três) integrantes.
  • Tempo de apresentação: Até 60 minutos.

Minicurso: Apresentação individual ou em dupla, de natureza teórica, sobre um conteúdo pesquisado, a ser debatido de forma similar a uma aula. O(s) ministrante(s) do minicurso aprovado pela comissão organizadora estará(ão) isento(s) do pagamento da taxa de inscrição. Todavia, caso este(s) deseje(m) apresentar um trabalho em outra modalidade, além do minicurso, deverá ser realizada a inscrição correspondente. O minicurso deverá ser ministrado, exclusivamente, por um professor cuja titulação mínima é Mestre. A relação dos minicursos aceitos será disponibilizada no site.

  • Tempo de aula: Até 120 minutos.

Painéis: Apresentação individual ou em dupla, cujo recurso será a utilização de um pôster expondo resultados de pesquisas de forma ilustrada. As normas para elaboração e apresentação estão disponibilizadas na página sessão de painéis/pôsteres.

  • Tempo apresentação: 90 minutos.

NORMAS DE PADRONIZAÇÃO DOS RESUMOS

Os resumos submetidos para análise da comissão científica do I CONIFID e do III ENAFDM deverão conter:

  • No mínimo 150 palavras e no máximo 300 palavras, sem contar com as palavras-chave;
  • 4 palavras-chave, separadas por ponto;
  • Fundamentação teórica.